Automação
Automação
- Eduardo Paciência Godoy
- Ivando Severino Diniz
- Mauricio Becerra Vargas
A área de automação relaciona-se com pesquisa e desenvolvimento de modelos, métodos, conceitos, técnicas, tecnologias e processos, para solucionar problemas complexos relacionados às atividades humanas do âmbito industrial, comercial e residencial, tendo como objetivo a otimização do uso de recursos, eficiência, qualidade e segurança. Trata-se de uma área intrinsecamente interdisciplinar que pode envolver muitos meios distintos, que podem ser aplicados para solucionar problemas em diferentes subáreas da automação.
PROJETOS ASSOCIADOS A ÁREA DE PESQUISA:
Projeto: Centro de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial para a Evolução das Indústrias para o Padrão 4.0 – Fapesp
- Antônio César Germano Martins
- Alexandre da Silva Simões
- Eduardo Paciência Godoy
- Marilza Antunes de Lemos
- Fernando Pinhabel Marafão
- Flavio Alessandro Serrão Goncalves
- Helmo Kelis Morales Paredes
- Ivando Severino Diniz
Resumo: Plataforma IASMIN: http://plataformaiasmin.org.br/ A Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp 2020/09850-0) destinará recursos da ordem de cinco milhões de reais, nos próximos cinco anos, para o desenvolvimento de pesquisas científicas, tecnológicas e de inovação, para implantação no Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT) de um Centro de Pesquisa Aplicada em Inteligência Artificial (IA) com foco na Indústria 4.0 no Brasil. A iniciativa conta com as empresas parceiras Bosch, Braskem, Stellantis, Klabin, Siemens Energy e Siemens. Objetivo é equipar o setor produtivo nacional com ferramentas avançadas, desenvolvendo e disponibilizando aplicações de IA que concorrerão para a implantação e consolidação da Indústria 4.0 no país O objetivo é equipar o setor produtivo nacional com ferramentas avançadas, desenvolvendo e disponibilizando aplicações de IA que concorrerão para a implantação e consolidação da Indústria 4.0 no país. O projeto do centro de pesquisa envolverá parcerias com instituições nacionais de pesquisa como a USP, Unicamp, Unesp, ITA, Unifesp e UTFPR, entre outras. Terá a participação de 73 pesquisadores associados, 11 pesquisadores principais e nove instituições internacionais de pesquisa. Entre elas estão o Instituto Fraunhofer da Alemanha, University Southern Denmark, Universidade Politécnica da Catalunha, Universidade do Minho em Portugal e RWTH Aachen University.