Inovação foca em dispositivo gateway para integração e comunicação industrial
O docente da UNESP Sorocaba e pesquisador do GASI (Grupo de Automação e Sistemas Integráveis) Prof. Dr. Eduardo Paciência Godoy realizou em parceria com a AUIN (Agencia UNESP de Inovação) pedido de patente junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) do Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior.
O pedido de Patente de Invenção (PI), realizado junto ao INPI sob o número de Nº do Pedido: BR102018071939-4, foi resultado de pesquisa coordenada pelo docente em parceria com alunos do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UNESP Sorocaba: Israel Vieira Ferreira – Mestrando e Jeferson André Bigheti – Doutorando e professor do SENAI Lençóis Paulista.
Conforme informado pelo Prof. Eduardo, o título da invenção é “Dispositivo Gateway de Comunicação para Aplicações de Internet das Coisas Industrial”. A invenção descreve um dispositivo gateway de comunicação para aplicações de Internet das Coisas Industrial (IIoT – Industrial Internet of Things) que viabiliza a integração entre equipamentos industriais e dispositivos relacionados à Internet das Coisas – IoT – com o ambiente de Tecnologia da Informação (TI) como arquitetura para realização de atividades de aquisição de dados, controle e supervisão remota de equipamentos, máquinas e processos, qualquer tipo de indústria que necessite integrar as informações de equipamentos de produção com sistemas de gerenciamento, aplicações que requerem conectividade e armazenamento de informações em nuvem, entre outros.
A Internet das Coisas Industrial – IIoT – é uma das tecnologias fundamentais para a implantação da Indústria 4.0 e se destaca pela evolução na comunicação entre sistemas e equipamentos, disponibilizando para os usuários diversas informações úteis para o gerenciamento e aperfeiçoamento dos sistemas de produção. Dentro do contexto apresentado, a presente invenção viabiliza a coleta dos dados dos dispositivos dos níveis hierárquicos mais baixos e a disponibilização destes dados através de uma API REST, que pode ser acessada de qualquer dispositivo compatível com o protocolo HTTP, como os dispositivos/sistemas encontrados nos níveis mais altos da hierarquia industrial.
Um gateway é um dispositivo intermediário numa arquitetura destinado a interligar redes, integrar equipamentos e sistemas. Gateways habilitam a comunicação entre diferentes arquiteturas e sistemas, realizando a conversão dos dados de um ambiente para o outro, de um modo tal que cada ambiente seja capaz de entender os dados do outro. O dispositivo gateway de comunicação para aplicações de IIoT desenvolvido é capaz de comunicar do lado do ambiente industrial de três formas, quais sejam: i) através da rede Ethernet Industrial Modbus TCP/IP; ii) através dos protocolos de comunicação MQTT; iii) CoAP relacionados à IoT. Contiguamente a Internet e Tecnologia da Informação, o dispositivo gateway é capaz de se comunicar via uma API seguindo o padrão RESTfull ou REST no formato JSON.
por: Prof. Dr. Eduardo Paciencia Godoy
data: 29/10/2018