Ferramenta auxilia na análise de riscos e projeto de segurança em aplicações industriais
docente da UNESP Sorocaba e pesquisador do GASI (Grupo de Automação e Sistemas Integráveis) Prof. Dr. Eduardo Paciência Godoy realizou em parceria com a AUIN (Agencia UNESP de Inovação) registro de software junto ao INPI (Instituto Nacional da Propriedade Industrial) do Ministério do Desenvolvimento, Industria e Comércio Exterior.
O software registrado junto ao INPI sob o Certificado de Registro de Programa de Computador Processo Nº: BR512018052178-9 foi resultado de pesquisa coordenada pelo docente durante o projeto de Mestrado do aluno Caio Cesar Policeli Amalfi do Programa de Pós-Graduação em Engenharia Elétrica da UNESP.
Conforme informado pelo Prof. Eduardo, o programa de computador tem o título “SISTool – Ferramenta de Análise e Projeto de Sistemas Instrumentados de Segurança”. O software protegido com o registro trata-se de uma ferramenta computacional, desenvolvida em ambiente Web, de análise e projeto de Sistema Instrumentado de Segurança (SIS) para aplicações de controle de processos e automação industrial. Entende-se como Sistema Instrumentado de Segurança, um conjunto de métodos utilizados para monitorar a condição de segurança de uma planta ou processo industrial, mitigar os riscos de acidentes e implantar uma instrumentação adicional para segurança operacional em processos, tornando as plantas e suas malhas capazes de entrarem em falha segura, independente do sistema de controle tradicional. Este conjunto de métodos devem ser aceitos pelas normas de segurança vigentes.
1.png
A ferramenta é fundamentada em quatro etapas sequenciais: análise de estudo dos riscos do processo, quantificação dos riscos do processo, cálculo de um nível de integridade de segurança (SIL) para o sistema em estudo e definição de uma função instrumentada de segurança (SIF). A ferramenta implementa e realiza essas etapas automaticamente, automatizando e auxiliando a análise e o projeto de SIS no que diz respeito à redução da quantidade de pessoas envolvidas e de tarefas manuais que podem causar erros, à simplificação dos procedimentos e cálculos necessários e também à diminuição do tempo de projeto, promovendo um aumento na eficiência e redução dos custos envolvidos. A ferramenta está pronta para licenciamento por empresas da área de consultoria de segurança industrial e para incorporação e comercialização em produtos de empresas da área de controle de processos e automação industrial.
Ainda de acordo com o Prof. Eduardo, o auxílio da AUIN, nas pessoas do Gerente de Propriedade Intelectual Renan Padron e da Analista de Tecnologia Sabrina Paduan, em todas as fases do processo de registro do software foi de grande importância e indispensável.
Maiores informações a respeito da ferramenta computacional alvo do registro de software podem ser obtidas diretamente com o Prof. Dr. Eduardo Paciência Godoy (http://www.sorocaba.unesp.br/#9,105).
por: Prof. Dr. Eduardo Paciencia Godoy
data: 10/12/2018